INFORMATIVO  
 
Cadastre-se para receber principais informações e novidades da Angiorad
 
 
::Nome:

::E-mail:

::Médico:
Sim Não



 
Filtro de Veia Cava
 
O que é um FILTRO de veia Cava?
 
É um dispositivo metálico que é colocado na veia cava, tendo como função filtrar os coágulos e impedi-los que cheguem aos pulmões. O filtro funciona então como uma prevenção, não como tratamento da tromboembolia pulmonar (TEP).
 
A embolia Pulmonar
 
A embolia Pulmonar é uma complicação grave da doença tromboembólica venosa dos membros. Estima-se que aproximadamente 90% dos trombos que embolizam os pulmões tem origem nos membros inferiores.
 
O tratamento
 
Naqueles pacientes que se apresentam com trombose venosa profunda dos membros, a anticoagulação deve ser iniciada, utilizando-se heparina e cumarinicos. Mais recentemente, a fibrinólise endovenosa com técnica pulse spray tem sido instituída na fase aguda da trombose venosa profunda.

 
Indicação do FILTRO
 
Alguns pacientes não podem ser submetidos a tratamento anticoagulante, pois apresentam algum tipo de alergia, algum episódio de hemorragia digestiva ou mesmo cerebral, ou apesar do tratamento adequado, apresentam novo episódio de embolia pulmonar. Desta forma, está indicada a colocação de um filtro na veia cava para impedir que coágulos migrem para a circulação pulmonar, obstruindo-a –embolia pulmonar-
 
O procedimento
 
A colocação percutânea de um filtro de veia cava é feita com sedação consciente e anestesia local. Os locais por onde os filtros são introduzidos pode variar de acordo com o local da trombose venosa profunda, podendo ser através da veia femoral direita, da esquerda (virilha) ou através das jugulares (pescoço). Previamente à inserção do filtro, uma cavografia(estudo da veia cava) deverá ser realizada para avaliação do leito venoso e localização das veias iliacas e renais para escolha do local a ser liberado o filtro.Uma nova cavografia é realizada após a liberação do filtro para visualização do filtro na veia cava.
O procedimento dura em media 30 minutos.
 
Cuidados Pós Procedimento
 
Atenção especial deverá ser dada ao local de punção (local de entrada do filtro), pois existe o risco de sangramento neste durante as primeiras horas. O paciente deverá permanecer em repouso no leito por 6h sem mexer a perna que foi puncionada.

 
Filtro de Veia Cava e Ressonância Magnética
 
Os filtros atualmente utilizados são, em sua maioria, confeccionados com uma liga metálica, o NiTinol, que NÃO apresenta propriedades ferromagnéticas, ou seja, uma pessoa portadora de um desses filtros de veia cava pode ser submetido a exames de ressonância magética sem problemas.
 
Mais informações...
 
Informações a respeito de hospitais, convênios, taxas etc podem ser obtidas através de um dos telefones abaixo:

- Hospital Santa Joana : 0 xx 81 32 16 66 37
- Hospital Memorial São José: 0 xx 81 32 21 59 76
- Real Hospital Português: 0 xx 81 34 16 11 60
- Hospital Jayme Dafonte: 0 xx 81 34 16 00 00
- Hospital Unimed Recife: 0 xx 81 34 13 9000