| REFERÊNCIA EM RADIOLOGIA INTERVENCIONISTA |

Menu

Especialização em Neurorradiologia Intervencionista

Com o objetivo de capacitar profissionais médicos para realização de procedimentos diagnósticos e terapêuticos neurovasculares, a especialização em neurorradiologia intervencionista é oferecida pelo Hospital Pelópidas da Silveira – referência do SUS em neurologia e neurocirurgia – e supervisionada pela equipe de reurointervenção da ANGIORAD. O hospital funciona com equipes de neurologia, neurocirurgia e neuroradiologia intervencionista em regime de plantão, oferecendo serviços de urgência e emergência para a população a qualquer hora do dia ou da noite.
O treinamento dura um ano, tem carga horária de 60 horas semanais e é voltado para profissionais médicos que tenham concluído a residência ou especialização de dois anos de duração em radiologia intervencionista, mediante apresentação do certificado de conclusão.
As atividades consistem na observação e realização de exames angiográficos e procedimentos intervencionistas, discussão de casos clínicos, realização de seminários, atendimento ambulatorial e atividades práticas de registro de imagens e emissão de laudos.
O especializando é treinado para que ao final do estágio seja capaz de:
– Realizar estudo angiográfico cérvico-craniano, dentro dos protocolos estabelecidos para investigação das patologias vasculares no sistema nervoso central.
– Realizar embolização de aneurisma cerebral com técnica simples e com técnica de remodelamento
– Realizar revascularização das doenças ateromatosas cervicais
– Realizar recanalização, por via endovascular, das oclusões arteriais intracranianas agudas
A seleção é realizada anualmente, estando os critérios disponíveis em edital a ser publicado. É disponibilizada uma vaga/ano. Para maiores informações visite hps.imip.org.br.